Quem nunca se emocionou com a entrada dos pajens e daminhas em uma cerimônia religiosa? Os pequenos ganham a cena por um momento caminhando até o altar.
Quando o pedido de casamento é aceito, o próximo passo é pensar nos preparativos para que tudo fique do jeito que sonhamos, afinal, esse é um momento único na vida de todo casal apaixonado!
A escolha dos pajens e daminhas é uma tarefa que deve ser feita logo no início dos preparativos, bem como definir a idade de cada criança e quantidade de pajens e daminhas.
Optar por crianças próximas ao casal é uma excelente opção, já que o contato com os noivos é mais frequente, a chance de dar certo no grande dia é muito grande, principalmente quando o pajem ou a daminha são muito novinhos. A intimidade com os pequenos é um ponto muito importante na escolha dos pajens e daminhas.
Quanto menor for o pajem ou daminha, maior a atenção que deve ser dada aos pequenos, para que no grande dia eles sigam as orientações e não desistam no meio do percurso.
Colocá-los para entrar em casal ou em dupla, é uma opção para que a criança não se sinta nervosa diante de tantas pessoas.
Caso os noivos tenham contratado o serviço de assessoria, a assessora responsável do dia se encarregará de instruí-los para que os pequenos sigam as orientações e cheguem até o altar com as alianças.
Pensando na importância dos pequenos no grande dia de todo casal, separamos 3 coisas que toda noiva precisa saber sobre pajens e daminhas.
- Você sabe qual é o papel deles em uma cerimônia?
Os pajens e daminhas além de surpreenderem todos os convidados com seu carisma e serem totalmente imprevisíveis, eles possuem a função de seguir à frente, abrindo passagem e confundindo e afastando os maus espíritos para que a noiva possa entrar e encantar todos os convidados da cerimônia.
Esse é o momento que os pequenos roubam a cena e deixam muitos convidados emocionados.
A tradição é que as meninas (daminhas) entrem antes da noiva para segurar o buquê no altar, mas pode ser atribuídas outras funções para as meninas como:
– Jogar pétalas de flores pelo caminho que a noiva irá fazer até o altar (floristas) fazendo com que a entrada da noiva se torne ainda mais emocionante;
– Segurar plaquinhas com frases curtas de amor ou frases humoradas, deixando o momento ainda mais emocionante ou engraçado;
– Levar um mini buquê ou ursinhos de pelúcia, fazendo do momento um charme.
Já os meninos (pajens) são os encarregados de levar as alianças.
Mas essa ordem não é regra, existem noivas que optam por deixar as alianças com as daminhas. Isso irá depender da intimidade e quantidade de pajens e daminhas no grande dia.
- Qual a quantidade ideal de pajens e daminhas para o meu grande dia?
Não existe número certo para a escolha dos pajens e daminhas, fica a critério de cada noiva, respeitando sempre o tamanho do espaço em que será realizado a cerimônia.
Para acertar na quantidade de pajens e daminhas é importante considerar o local que da cerimônia.
Se a cerimônia ocorrer na igreja, é importante verificar quantas crianças comportam no espaço para não ficar apertado. Algumas igrejas determinam a quantidade de crianças permitida para o cortejo.
Caso a cerimônia ocorra em outro ambiente, analisando o local,é possível identificar quantas crianças seriam ideais, dessa forma você consegue equilibrar o visual e a estrutura do casamento.
- Como organizar a entrada das daminhas e pajens?
A organização dos pequenos para a entrada da cerimônia é uma tarefa um pouco mais delicada, por serem imprevisíveis, é preciso ter uma atenção maior e treiná-los antes.
Possuir uma boa intimidade com eles facilitarão a entrada no grande dia. Leve sempre em consideração a idade de cada pajem e daminha.
Definir a ordem de entrada de cada um é o mais importante, os próprios noivos poderão definir a ordem de entrada dos pequenos, se entrarão antes, junto ou depois da noiva. Tudo irá depender do número de crianças que fará parte do cortejo.